love.graphics.scale (Português)

love.graphics.scale


Redimensiona o sistema de coordenadas em duas dimensões.

Por padrão, o sistema de coordenadas do LÖVE corresponde aos pixels da tela nas direções horizontal e vertical, na proporção de um para um, e o eixo x cresce para a direita, enquanto o eixo y cresce para baixo. Redimensionar o sistema de coordenadas muda essa relação.

Depois de alterar a escala em ex e ey, tratam-se todas as coordenadas como se fossem multiplicadas por ex e ey. Todos os resultados de operações de desenho também são redimensionados proporcionalmente, então uma escala de (2, 2) por exemplo significaria desenhar tudo com o dobro do tamanho tanto na direção x quanto na y. Redimensionar de acordo com um valor negativo vira o sistema de coordenadas na direção correspondente, o que significa que tudo será desenhado virado ou de ponta cabeça, ou ambos. Redimensionar por zero não é uma operação útil.

Redimensionamento e translação não são operações comutativas, portanto chamá-las em ordens diferentes afetará o resultado.

O redimensionamento dura até a saída da função love.draw().

Função

Sinopse

love.graphics.scale( ex, ey )

Argumentos

número ex
O redimensionamento na direção do eixo x.
número ey (sx)
O redimensionamento na direção do eixo y. Se omitido, por padrão, será igual ao parâmetro ex.

Retorna

Nada.

Exemplos

Desenhar duas linhas de texto, uma redimensionada e uma normal. Usa love.graphics.push e love.graphics.pop para retornar à escala de renderização normal.

function love.draw()
 love.graphics.push()
 love.graphics.scale(0.5, 0.5) -- reduz tudo em 50% tanto em X como em Y
 love.graphics.print("Texto redimensionado", 50, 50)
 love.graphics.pop()
 love.graphics.print("Texto normal", 50, 50)
end

Veja Também


Outras Línguas